Compreendido a educação a distância como a interação dos alunos e tutores por meio do emprego de tecnologias sendo que, a orientação e o ensino são oferecidos de forma tutorial (HOLMBERG, 1977). Desta forma, é essencial que haja esse modalidade características peculiares e marcantes, as quais são:
a) a quase permanente separação do professor e aluno no espaço e no tempo, salvaguardando-se que nesta última variável pode produzir-se também interação síncrona.
b) o estudo independente no qual o aluno controla o tempo, e espaço, determinados ritmos de estudo e, em alguns casos, itinerários, atividades, tempo de avaliação, etc. Aspectos que podem complementar-se – ainda que não necessariamente – com as possibilidades de interação em encontros presenciais ou eletrônicos que fornecem oportunidades para socialização e a aprendizagem colaborativa.
c) comunicação mediada de via dupla entre professor e estudante e, em alguns casos, destes entre si através de diferentes recursos.
d) o suporte de uma instituição que planeja, projeta, produz materiais, avalia e realiza o seguimento e motivação do processo de aprendizagem através da tutoria (GARCIA, 2001, p.40).
Cabe ao professor tutor o correto e eficiente emprego da tecnologia para que possibilite ao aluno a maior interação e busca do conhecimento junto ao ambiente virtual tornando o Ensino a distância uma realidade dentro do conceito de ensino e aprendizagem.
Diante da atividade solicitada no desafio pode-se perceber que ainda no Brasil o Ensino a Distância está a engatinhar pois o uso e emprego da internet e tecnologias como Blog, plataformas de aprendizagem são novas e em muitos casos ainda estão sendo legislada pelo Ministério de Educação que teve de se adaptar as novas formas de interatividade do ensino.
Temos ainda a questão de associações e sindicatos q ue através de seu protecionismo e ideologia conservadora buscam proteger os profissionais que representam pois, possível a todas a formação universitária maior será o número de profissionais no mercado de trabalho conseqüentemente aumentando a concorrência tudo isso agregado ao destaque que os alunos do Ensino a Distância tem apresentado em exames de caráter nacional.
Desta forma, concluo que o importante nesta atividade além de tornar ainda mais próximo a idéia do Ensino a Distância como realidade brasileira e mundial demonstrou que é possível termos um ensino de qualidade e com profissionais capacitados que possibilitem aos alunos não apenas agregaram conhecimento mas desenvolverem capacidades e habilidades.
Experiência quanto a educação a distância
Minha experiência com o EaD ocorreu em dois momentos, num primeiro realizando curso de pós graduação pela Uniderp em Metodologia do Ensino Superior e, num segundo momento, através do trabalho de tutor nos cursos de graduação.
No primeiro momento, como aluno, pude perceber que o EaD tem muito a acrescentar à ao processo de ensino aprendizagem pois no universo virtual pode-se perceber a quantidade de informações que encontram-se disponíveis aos alunos, instigando-os ao conhecimento e na busca do saber. Tal é complementado com a interação de alunos das mais diversas formações e saberes que contribuem para um aprendizado rico em experiências.
Já no segundo momento pude perceber a importância da interação do professor junto aos alunos para que possam compreender a imensidão de possibilidades que esta nova modalidade de ensino agregou ao ensino tradicional, rompendo com o espaço físico da sala de aula, trazendo ao aluno a possibilidade de vivenciar o aprendizado por meio de filmes, áudio e fóruns.
Vale ressaltar que a Anhanguera tem investido tanto financeiramente quanto educacionalmente nesta ferramenta pois vê a inovação que esta modalidade permite em nosso país, possibilitando acesso e extensão do conhecimento a todos independente de questões geográficas.
O blog trouxe-me a possibilidade de interagir de forma mais ativa com os demais professores do grupo além de enriquecer a troca de informações sobre o tema.
Referencias Bibliográficas
GARCIA, Marcelo Carlos. Rediseño de la práctica pedagógica: factores, condiciones y procesos de cambio en los teleformadores. Conferência realizada na Reunión Técnica Internacional sobre el Uso de Tecnologías de la Información en el Nivel de Formación Superior Avanzada, Sevilla, 6-8 de junio de 2001. Disponível em http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/educacao-a-distancia-espaco-de-trabalho-e-formacao-de-educadores-3696829.html Acessado em 08 mai. 2011.
HOLMBERG, Börje. Educación a distancia: situación y perspectivas. Buenos Aires (Argentina): Editorial Kapelusz, 1977.
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